top of page

O que é coparticipação em plano de saúde? Vale a pena?


ree

Nos planos com coparticipação, o beneficiário contribui com um percentual no custo dos procedimento utilizados, como por exemplo ao realizar uma consulta ou exame. Esse percentual de coparticipação vai variar de acordo com a operadora, e deve constar na proposta assinada pelo contratante.



Os percentuais mais utilizados no mercado hoje são 10%, 20% ou 30%, para consultas e exames e quando possui valor de coparticipação para internação/cirurgia o mesmo é estipulado em forma de franquia/valor determinado em reais (por exemplo R$ 350,00 por internação). Normalmente o plano com coparticipação se mostra bastante vantajoso para empresas, pois as mensalidades são bem mais atraentes nesses tipos de plano. Vale ressaltar ainda que o percentual de coparticipação é calculado no custo da operadora, ou seja, no valor que ela gastou com o credenciado (o que normalmente é bem abaixo de um procedimento particular).


Algumas operadoras tem trabalhado ainda com um Limite de segurança para o usuário, por exemplo 30% de coparticipação limitado a R$ 40,00 por consulta, ou um limite mensal de coparticipação por usuário. Avalie o percentual de copartipação e quais os limitadores que a operadora oferece nesse caso, e solicite ao seu especialista do plano de saúde que lhe oriente de acordo com o perfil de utilização da sua empresa se essa modalidade pode ser uma boa opção para vocês!

 
 
 

Comentários


bottom of page